sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O Projeto


PROJETO - INCLUSÃO SOCIAL


No movimento escoteiro a estrutura para pessoas com deficiência é muito fraca, esse é um tipo de coisa que não poderia acontecer, a falta de estrutua se da ao fato de não possuir nenhum tipo de material que instrua os jovens e adultos a lidar com certas situações.

O projeto é dividido em 8 passos, sendo que os três primeiros passos são para instruir pessoas, sem usar a didádica do movimento escoteiro, e os outros cinco passos são para aplicar o conhecimento adquirido, usando a didática do movimento escoteiro.



1ª PARTE (sem usar a didática do movimento escoteiro)

1 - Conseguir Profissionais da área para aplicar palestras para sensibilizar/capacitar pessoas (sendo  do movimento escoteiro ou não) para lidarem com todos os tipos de deficiências.

2 - Achar um grupo de pessoas interessadas para assistir a palestras. Em seguida, montar uma equipe de interessados que será dividido em subgrupos para começar pesquisas, cada grupo pesquisa um tipo de deficiência.

3 – Após a pesquisa de cada grupo (que deve durar em torno de 1 mês e meio), cada um deve apresentar o que aprendeu para os demais integrantes e para profissionais especializados em cada área específica. Esses profissionais irão avaliar a palestra para ver se não falta nada, após aprovarem a mesma, será criada então uma apostila que será entregue em uma nova palestra que será apresentada pela equipe para qualquer pessoa interessada.

2ª PARTE (usar a didática do movimento escoteiro)

4 - Preparar um acampamento para todos com apoio de profissionais da áreas, com atividades adaptadas, transporte para os deficientes e convidar instituições para participar do mesmo. Todo acampamento registrado (fotos e vídeo), todos que irão participar do acampamento como voluntário não necessariamente devem ser do movimento escoteiro, podem ser pessoas estudantes da área da saúde, pais, mães, familiares, etc.

5 - Revisar o Material da UEB verificar novas necessidades do projeto.

6 - Apresentar o video e fotos do acampamento para a região.

7 - Enviar a programação do acampamento e estrutura do projeto para as demais regiões.

8 - Criar guia de locais para acampamento e atividades escoteiras para deficientes.

Um comentário:

  1. oi erick.
    tem uma fera para deficientes nam sei se vc conhece reatec... se enforme tem todo ano se quiser posso lhe ajudar ... ate mais

    ResponderExcluir